E-mail
tata.melgaco.brand@gmail.com

CICLOS

Ciclos são momentos de se renovar, mas sem perder a essência.

Como minhas roupas não são somente roupas mas sim símbolos de conexão da aparência com a essência, não posso pensar em algo que seja transitório. Por isso não pensei em coleções, pensei em ciclos. Os Ciclos são sim momentos de renovação, mas não perdem a sua essência. Assim como as estações da natureza que nos mostram a oportunidade em nos conectarmos com os ensinamentos de cada uma delas, mas que se repetem a cada ano para que saibamos que é vida é ritmo, ou seja, constância e perseverança, assim serão os ciclos da Tata Melgaço, que trarão algo de aprendizado na sua próxima edição, algo que foi vivido, experimentado, mas não perderá a base da qual foi construído.


Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante. Somos regidos por ciclos. Ciclos dos dias, dos meses, anos, da lua, ciclo sideral...

Conceito Ciclo Wabi Sabi

Sou um ser em evolução, altamente impactado pelas coisas belas da vida.

files/Foto_14-12-2018_15_10_27.jpg

Entre elas a natureza, a arte, a arquitetura, a musica, a filosofia. Minha alma é imperfeita e encontrou acolhimento na filosofia wabi sabi, onde podemos aceitar essa nossa imperfeição e as marcas do tempo. Aceito e evoluo com as marcas na vida, na alma, na aparência e nos objetos. Wabi” significa “coisas simples e frescas” e “Sabi” significa “coisas cuja beleza foi adquirida com a idade”. A filosofia vai na contramão da perfeição, da simetria e nos ensina a ir além da superfície nesse sentido, o belo é “imperfeito, impermanente e incompleto”Wabi- sabi representa uma visão estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Essa apreciação do despojamento é representada nos dias de hoje por meio de uma estética que valoriza o rústico, o imperfeito, o monocromático e o aspecto natural. O que está em questão é o processo, não o produto final. Esse conceito está intimamente ligado ao slow made, que busca desacelerar e se concentrar no que geralmente é deixado de lado. 

Da forma

A maioria das peças do meu ciclo Wabi Sabi são assimétricas, assim me conecto na imperfeição e vejo muita, muita beleza aí!

files/Foto_12-11-2018_18_08_29_8d983dc7-eadb-48c8-abd0-331e3356f2ce.jpg

Do tecido

O material escolhido foi o linho, que é: nobre, natural e eterno. Nobre no sentido da nobreza de um ser de alma pura, dotado de valores, virtudes e de sabedoria....E as marcas? Sim o linho tem muitas marcas.. E a eternidade? Quero que as marcas da Tata sejam gravadas no coração de quem as usar. Desejo imensamente que a roupa carregue os pensamentos sutis e invisíveis das mulheres naqueles momentos deliciosos nos quais as usaram e estimo muito que essa peça faça parte da trajetória dessa mulher e sei que cada vez que ela a usar novamente, será inundada pela energia mágica que ali está impressa. Grande parte das minhas peças tem caudas, caudas que permitirão uma metamorfose de alma, onde as mulheres se transformarão no que quiserem! Em algo que as permita voar. Podem ser pássaros, podem ser borboletas e tudo isso acontecerá num processo de olhar pra dentro, olhar pra si e enxergar em si a beleza que só pode vir de dentro.

files/Foto_14-12-2018_15_19_55.jpg

“A alma é uma borboleta...há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose...”

Rubem Alves

Da simplicidade

Quero que a beleza da mulher, proveniente do autoconhecimento que começa a nascer, suplante a beleza da peça, e aqui está o motivo de tanta simplicidade nas peças desse ciclo Wabi Sabi

files/Foto_14-12-2018_15_31_32.jpg

Da humanidade

Sim são pessoas e não máquinas, foram elas e foram muitas e foram todas especais nesse projeto do Ciclo Wabi Sabi. Se não fosse pela participação de cada uma delas, o Ciclo não existiria. E o respeito ao tempo e a autenticidade de cada um também foi preservado como algo de muito valor.

files/Foto_14-12-2018_15_10_31.jpg

RECEBAM COM MUITO AMOR

material abundantemente empregado aqui nesse CICLO.